Como Reduzir Acidentes E Doenças Do Trabalho?

Práticas para Reduzir os Acidentes e Doenças do Trabalho

As principais práticas ou medidas que podemos adotar para eliminar, reduzir ou controlar os riscos ocupacionais no ambiente de trabalho e, consequentemente, reduzir os acidentes e doenças do trabalho são destacadas, a seguir.

Promover o Compromisso da Direção com a Segurança e Saúde do Trabalho

O primeiro passo para reduzir os acidentes e doenças do trabalho é o envolvimento e compromisso de todos com a Segurança e Saúde do Trabalho, principalmente, a direção da organização como, por exemplo, diretores, gerentes, líderes, encarregados, devem colocar em prática as decisões e dialogar sobre a segurança e saúde do trabalhador nas reuniões de planejamento estratégico.

O compromisso da direção também deve ser demonstrado com visitas periódicas no local de trabalho e participar de inspeções ou auditorias de Segurança e Saúde do Trabalho. Além disso, deve disponibilizar recursos financeiros destinados para a implantação de políticas, programas e ações de prevenção de riscos ocupacionais.

Monitorar os Índices de Frequência de Acidentes e Doenças dos Trabalhadores

Os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais são previsíveis quando monitoramos no ambiente de trabalho a quantidade de acidentes de trabalho, afastamentos dos trabalhadores por doenças ocupacionais, exames da saúde do trabalhador, níveis de exposição aos agentes nocivos, a saúde mental do trabalhador, entre outros aspectos.

Monitorar os índices de frequência de acidentes e doenças ocupacionais promove a eficiência e eficácia das atividades de gestão da segurança e saúde do trabalho, avaliar os impactos da SST e estabelecer políticas e programas mais efetivos.

São indicadores que quando transformados em informações subsidiam a tomada de decisão mais efetivas sobre quais medidas de prevenção são necessárias para os trabalhadores. Além disso, permitem planejar treinamentos, fornecer EPI’s adequados, implantar medidas coletivas de prevenção (Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s)) e melhorar a saúde do trabalhador.

Promover o Trabalho Seguro e Saudável

Para parar a frequência de acidentes e os agravos na saúde do trabalhador, isto é, reduzir a probabilidade e a gravidade é necessário promover o trabalho seguro e saudável no local do trabalhador. São conhecimentos, tecnologias, técnicas e procedimentos que devem ser desenvolvidos e implantados para eliminar a falha que gera o acidente e a doença ocupacional.

O trabalho seguro e saudável é alcançado quando usamos adequadamente os equipamentos de proteção, realizamos a Análise Preliminar de Riscos (APR), fornecemos os EPI’s adequados para o trabalhador, fornecemos treinamentos sobre o uso seguro dos equipamentos, realizamos inspeções de Segurança e Saúde do Trabalho, monitoramos a saúde do trabalhador e integramos as equipes de profissionais.

Participação dos Trabalhadores na Segurança e Saúde do Trabalho

Para alcançar bons resultados na Segurança e Saúde do Trabalho (SST) é obrigatório que os trabalhadores sejam consultados e ouvidos durante o desenvolvimento e planejamento de todas as ações ou medidas preventivas para reduzir os níveis de exposição.

O conhecimento e a experiência adquirida pelo trabalhador ajuda a identificar e localizar as fontes dos riscos ocupacionais e planejar ações mais efetivas e viáveis para os locais de trabalho. Isto é, antes de introduzir mudanças organizacionais, novos procedimentos operacionais, tecnologias ou melhorias, os profissionais da área de SST devem promover brainstorming, mapear os riscos ocupacionais, monitorar os níveis de exposição, entre outros aspectos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Posso ajudar?