Apesar de ser uma especialidade comum, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que um clínico geral faz. Como o próprio nome sugere, essa área proporciona uma visão abrangente do organismo humano. Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o clínico geral é capaz de resolver até 70% das doenças.
Com um conhecimento aprofundado de todos os órgãos e sistemas do corpo humano, o clínico geral pode fazer uma variedade de diagnósticos, tanto para condições comuns e simples quanto para aquelas mais complexas e raras. Além disso, esse profissional está apto a solicitar exames, prescrever medicamentos, fazer diagnósticos diferenciais de diversas patologias e até realizar algumas cirurgias, embora este último aspecto seja mais frequentemente atribuído a especialistas cirúrgicos.
O clínico geral é fundamental na prevenção e tratamento das principais doenças.
Se você está enfrentando algum mal-estar ou dor de origem desconhecida e não sabe qual especialista procurar, a recomendação é consultar um clínico geral. Ele poderá diagnosticar e tratar a sua condição, ou encaminhá-lo para um especialista adequado se necessário.
A cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração, bem como os outros componentes do sistema circulatório.
Quando devo consultar um Cardiologista?
É importante que o atendimento com esse profissional faça parte da rotina, não só para cuidar das enfermidades que já atingem, como também para prevenção de milhares de distúrbios.
Exames
O médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e genital dos homens.
A ortopedia consiste na especialidade médica responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar lesões que afetam o sistema locomotor, ou seja, todas as doenças e traumas que acometem os músculos, articulações, ossos e ligamentos. Dessa forma, a ortopedia é uma especialidade que trata de todo o corpo, uma vez que esses tecidos e estruturas o compõe por completo.
Sentir dor não é normal, e da mesma maneira que procuramos um médico quando não nos sentimos bem, seja por febre, desconforto gástrico, tonturas ou feridas na pele. Também é preciso procurar um ortopedista quando há dores nos ossos, nos músculos ou nas articulações.
Essas dores ou incômodos podem ser sintomas de uma doença ortopédica que está se manifestando, ou que já se instalou. Por isso é importante procurar um ortopedista se você apresentar:
A ginecologia literalmente significa “a ciência da mulher”, mas na medicina é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários.
O gastroenterologista, ou gastro, é o médico especialista em tratar doenças ou alterações de todo o trato gastrointestinal, que vai da boca ao ânus. Assim, ele é responsável por tratar diversas doenças relacionadas à digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarreia, por exemplo.
O endocrinologista é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios.
A endocrinologia visa reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo. O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e portanto as alterações hormonais podem provocar diversas doenças, envolvendo o organismo como um todo.
Doenças causadas por alteração de hormônios:
O psicólogo atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais. Este profissional estuda o comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções. Ele procura identificar padrões de comportamento através da observação e interação direta com os pacientes.
O profissional formado em Psicologia pode atuar em diversas áreas. Confira algumas delas:
Psicologia Clínica – Atende pacientes individualmente ou em grupo, analisa e trata problemas emocionais.
Psicologia Esportiva – Acompanha atletas, preparando-os psicologicamente para competições.
Psicologia Hospitalar – Atende pacientes que estão internados em hospitais.
Psicologia Educacional – Auxilia alunos, pais e professores quanto a problemas de aprendizagem.
Psicomotricidade – Auxilia pacientes na recuperação psicomotora.
Psicologia Jurídica – Aplica conhecimentos da psicologia em assuntos relacionados ao Direito.
Psicologia Organizacional e do Trabalho – Participa de processos de seleção de funcionários, orienta sobre carreiras e promove relações saudáveis no ambiente de trabalho.
Psicologia da Saúde – Busca a melhoria da saúde física e mental dos pacientes.
Orientação Profissional – Auxilia estudantes e profissionais a identificarem seu perfil e tomarem decisões de carreira.
Especialidade médica dedicada à assistência da criança e do adolescente, abrangendo a prevenção e a cura de doenças.
Um médico pediatra, acompanha a criança desde a sua infância até o início de sua vida adulta, cuidando dos pacientes tanto no acompanhamento preventivo de doenças e condições, como no tratamento de possíveis enfermidades que possam estar afetando a criança e o adolescente no momento da consulta.
Muitas vezes, em um atendimento de pediatria, a conversa médica acaba sendo conduzida pelos pais, que fazem o relato completo dos sintomas que a criança vem apresentando.
Quando procurar o atendimento de urgência na pediatria?
– Febre acima de 39° sem outros sintomas;
– Vômitos incontroláveis, com mais de uma ocorrência de vômito em uma hora;
– Intoxicações por alimentos ou medicações;
– Acidentes como queimaduras, quedas, engasgos e ferimentos profundos;
– Dificuldade de respirar e falta de ar;
– Convulsões e alterações de consciência;
– Traumas na cabeça.
No caso de bebês com menos de três meses, se a criança apresentar febre maior do que 37,8° sem a presença de outros sintomas, já é necessário levá-la ao médico pediatra para uma avaliação médica.
O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. O profissional também é habilitado para tratar de doenças nas mucosas, como: afecções na boca, lábios, gengiva, língua e também na área genital.
A pneumologia é a especialidade médica responsável pelo tratamento de todos os tipos de doenças respiratórias e pulmonares.
O pneumologista é um profissional capacitado a diagnosticar tais doenças e encontrar anomalias que danifiquem a saúde e bem-estar do paciente. É papel desse especialista identificar os males pulmonares, realizar o tratamento corretamente e orientar o paciente sobre cuidados preventivos.
A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia, responsável por estudar e compreender a forma como o cérebro afeta as funções cognitivas. Dentre essas funções, podemos citar a memória, atenção, capacidade de julgamento, o raciocínio, as emoções e o comportamento. O objetivo da Neuropsicologia é compreender a função dos sistemas cerebrais em formas complexas de atividades da mente.
A avaliação neuropsicológica pode ser necessária quando há algum caso de deficiência cognitiva que prejudica a vida diária da pessoa e interfere negativamente em seus relacionamentos interpessoais.
Sendo assim, alguns sinais podem indicar a necessidade de realizar o exame. Veja os principais: